Blog

Conheça a diferença entre Disjuntor, DPS e DR.

Apesar de terem um objetivo em comum, que é proteger a sua casa, os Disjuntores, DRs e DPS possuem diferentes sistemas de funcionamento! Hoje você vai aprender a diferenciar cada um desses dispositivos!

 

DISJUNTORES

Os disjuntores são peças essenciais para qualquer instalação elétrica. Estão presentes em circuitos residenciais, comerciais e industriais. Geralmente é o primeiro item a ser utilizado na instalação. Seja em um quadro de comando industrial ou em um CD residencial, o disjuntor serve para fazer a proteção geral ou especifica de algum circuito.

 

Conheça alguns modelos de disjuntores:

 

Disjuntores de Alta Tensão: indicados para grandes potências, podendo alcançar valores de 100 ampères;

 

Disjuntores magnéticos: Protegem os equipamentos contra sobrecargas, curtos-circuitos e outros problemas, esse modelo de disjuntor é indicado em casos que há preocupação de proteger o equipamento com bastante precisão;

 

Disjuntores térmicos: Quando há uma elevação de temperatura, este tipo de dispositivo desarma a fim de evitar acidentes incendiários, esse tipo de dano térmico pode ser causado por flutuações de tensão, e outras situações perigosas.

 

Disjuntor termomagnético: Utilizado em instalações residenciais e comerciais, o disjuntor termomagnético protege contra curto-circuito e sobrecarga.

 

DR – INTERRUPTOR DIFERENCIAL RESIDUAL

 

DR é um dispositivo que identifica fugas de corrente. Essas fugas podem ocorrer por um fio solto em uma máquina ou encostando em uma carcaça metálica. O DR é responsável por evitar que uma pessoa ou animal seja atingido pelo choque elétrico que ocorre através do contato acidental com partes da instalação ou superfícies que estejam conduzindo. Sua atuação permite o desligamento automático em duas situações distintas:

 

– Contato Direto: A pessoa toca um condutor eletricamente carregado que está funcionando normalmente.

 

– Contato Indireto: A pessoa toca algo que normalmente não conduz eletricidade, mas que se transformou em um condutor acidentalmente (por exemplo, devido a uma falha no isolamento).

 

DPS

É comum ouvirmos esta sigla, mas afinal o que significa DPS? Este dispositivo é geralmente instalado no início da rede elétrica. O termo DPS significa Dispositivo de Proteção de Surto. Você não imagina a importância desse dispositivo estar instalado na sua Rede! Esses dispositivos tem a característica de proteger a sua Rede Elétrica de descargas Atmosférica (Raios). Picos de Tensão na Rede. Protege a instalação de Oscilações, funcionado como filtro da Linha.

 

É importante mencionar que outros aparelhos são confundidos com o DPS, por seu funcionamento. Estabilizadores, Filtros de Linha (Régua de Tomada), Fusíveis, entre outros. Esses aparelhos são vistos com frequência em computadores e eletrônicos, porém o mercado já está oferecendo o próprio aparelho com mais resistência a oscilações na rede, muitas vezes descartando o uso de estabilizadores. Já os filtros de linha minimizam os ruídos na rede.

 

O DPS oferece proteção contra raios e grandes picos de tensão, o que é uma característica exclusiva deste produto. É utilizado para limitar a sobretensão ou sobrecargas. Quando instalado no quadro de comando, o DPS é capaz de desviar a sobrecarga para o aterramento. Assim, apesar de não estar ao nosso alcance impedir uma tempestade ou a queda de um raio, conseguimos impedir os danos que eles podem causar!

 

Existem dois tipos de DPS:

 

Classe I – Indicado para locais sujeitos a descarga de alta intensidade, sendo a rede elétrica aérea e exposta diretamente à incidência do Raio.

É instalado na entrada da rede local.

Classe II – Indicado para locais com rede elétrica interna (embutida ou subterrânea).

 

É instalado diretamente dentro do Quadro de Distribuição.

São regulamentados pela ABNT- NBR NM 60898 e NBR IEC 60947-2


Lembrando que você pode comprar o seu Disjuntor, DR ou DPS aqui na Casa do Eletricista KMC! Solicite o seu orçamento através do site: https://www.casadoeletricistars.com.br/Contato

 

 

 

 

FONTES:

 

http://www.ilumisul.com.br/disjuntores-dr-e-dps-saiba-diferenciar/

http://www.legrand.com.br/blog/noticias/referencias/disjuntores-esses-incompreendidos

https://blog.se.com/br/eletrica/2016/12/15/protecao-contra-choques-eletricos-dispositivo-dr/

 

Confira também:

11 VANTAGENS DO LED SOBRE AS LAMPADAS VAPOR METALICO/SODIO! #006

5 dicas de árvores de natal criativas!! #035

5 ideias criativas para você surpreender no jantar de dia dos namorados!